CVC, Decolar e mais oito empresas são autuadas por prejuízo ao consumidor

azulDez empresas que vendem, pela internet, pacotes de viagens – incluindo grandes companhias como  CVC, Decolar, TAM Viagens e Azul – foram autuadas pelo Procon de São Paulo por irregularidades que podem causar a prejuízos ao consumidor.

O problema mais recorrente foi a existência de cláusulas abusivas nos contratos, como a que estabelece multa para cancelamento e a que livra a empresa de ter de ressarcir o consumidor em caso de extravio de bagagem.

De acordo com o Procon-SP, serão abertos processos administrativos que podem resultar em multas de R$ 494,43 a R$ 7.416.546,55 milhões. O valor é calculado de acordo com o porte da companhia.

As irregularidades foram constatadas durante um monitoramento de sites de pacotes de viagens de 13 empresas.

A Azul, a Agaxtur, a Decolar e a TAM Viagens informaram não terem sido notificadas oficialmente das autuações.

A Edestinos diz que as maiorias das reclamações recebidas são sobre taxa de serviço, que está prevista nos termos e condições assinados pelo cliente no ato da compra; a taxas de cancelamento e alteração, que são de responsabilidade da companhias aéreas; e a cancelamentos por suspeita de fraude.

“Esse cancelamento é realizado somente após várias tentativas de contato com o titular do cartão de crédito”, informa a empresa.

As demais companhias não responderam imediatamente aos contatos da reportagem.

Fonte: Ig

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.