Olimpíada do Rio já é uma catástrofe, diz New York Times

Faltando pouco mais de 30 dias para o início dos Jogos Olímpicos 2016 do Rio de Janeiro (RJ), a cidade ainda corre para deixar tudo pronto até a data do evento, em 5 de agosto. O atraso, porém, não passou despercebido pelo jornal americano The New York Times.

Em artigo publicado nesta sexta-feira (1), a publicação avalia os Jogos no Rio como um desastre não natural. Em referência ao decreto de calamidade pública feito pelo governador do RJ, Francisco Dornelles, o jornal afirma: “Medidas como essas são normalmente tomadas em caso de um terremoto ou inundação. Mas a Olimpíada deste ano é uma previsível e evitável catástrofe feita pelo homem”, afirma o texto.

Segundo a publicação, a lista de problemas é extensa: atraso nas obras, violência, epidemia do vírus Zika, problemas com a segurança e com o transporte público, além de escassez de informações turísticas. No entanto, segundo a publicação, “essas preocupações são desprezadas” pela organização brasileira.

Um outro fator que, segundo o NYT, contribui para o fracasso da edição dos Jogos no Brasil é o fato de pelo menos 4.120 famílias terem sido expulsas de suas próprias casas por conta do megaevento.  “Alguém vai lucrar com os Jogos, mas não vai ser a maioria da população do Rio. O governador estava certo: é uma calamidade”, conclui a publicação.

Fonte: EXAME

 

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.