Governo central tem déficit primário de R$3,078 bi em fevereiro, diz Tesouro

brasilia_parlamento1

Receitas tributárias fracas combinadas com gastos elevados fizeram o governo central –formado pelo governo federal, Banco Central e Previdência Social– a registrar déficit primário em fevereiro, reforçando a largada ruim neste início do ano rumo ao cumprimento da meta de superávit primário.

Em fevereiro, o governo central registrou déficit primário de 3,078 bilhões de reais, informou o Tesouro Nacional nesta quinta-feira. O resultado veio bem ruim em comparação ao superávit de 12,9 bilhões apurado em janeiro, mas melhor que o déficit de 6,6 bilhões de reais em igual mês de 2013.

Nos dois primeiros meses do ano, a economia feita para o pagamento de juros é de 9,876 bilhões de reais, 49,8 por cento inferior aos 19,669 bilhões de reais registrados no mesmo período de 2013.

Já a Previdência Social apresentou, no mês passado, déficit de 2,580 bilhões de reais, ainda segundo dados do Tesouro, acumulando no ano saldo negativo de 7,1 bilhões de reais.

Em fevereiro, as despesas do governo central atingiram 68,354 bilhões de reais, enquanto a receita líquida ficou em 65,275 bilhões de reais.

No ano, os gastos do governo central somam 158,5 bilhões de reais, com alta de 15,5 por cento em relação a igual período do ano passado, insufladas por despesas maiores com o pagamento de benefícios sociais, servidores e com a máquina pública.

No período, a receita totalizou 168,342 bilhões de reais, com aumento bem menos expressivo de 7,3 por cento, atestando a fraqueza do caixa em 2014.

Com gastos elevados e receitas contidas, o Tesouro contou com dividendos das estatais de 2,892 bilhões de reais, dos quais 2 bilhões de reais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 700 milhões de reais da Caixa Econômica Federal.

No Comments, Be The First!

Your email address will not be published.