A Apple anunciou nesta segunda-feira seu novo sistema operacional, que reforça os vínculos entre seus dispositivos móveis e os computadores Macintosh.
Uma nova geração de sistemas operacionais para computadores Macintosh ou Mac, chamado “Yosemite”, e a plataforma iOS 8 para iPad, iPhone e iPod Touch foram apresentados a 6 mil desenvolvedores de aplicativos durante a World Wide Developers Conference (WWDC), evento anual organizado pela Apple em São Francisco.
Durante a apresentação inaugural, o diretor-geral do grupo, Tim Cook, destacou que “dispositivos, plataformas e serviços (da Apple) podem ser utilizados facilmente em conjunto, sem comparação com o resto do setor”.
Entre as novidades apresentadas, estão as funcionalidades que permitem que usuários iniciem uma tarefa em um dispositivo da Apple e continuem sem interrupção em outro. Aplicativos até agora separados poderão funcionar vinculados, possibilitando, por exemplo, que o usuário puxe uma foto encontrada no navegador da Apple, Safari, diretamente para uma conta da rede social Pinterest.
A companhia também apresentou os softwares HealthKit, para monitoramento do estado de saúde de uma pessoa, e o HomeKit, para gestão de equipamentos domésticos conectados.
O HealthKit foi apresentado como uma ferramenta para guardar de modo seguro os dados recolhidos pelas pulseiras que monitoram a atividade ou o sono do seu proprietário e, eventualmente, enviar alertas ao médico, em caso de problemas.
Esse aplicativo mantém vivas as especulações sobre um relógio (o iWatch), que pode finalmente constituir uma nova categoria de produtos para a Apple, quatro anos após o lançamento do iPad e sete depois do iPhone, que continua sendo seu principal dispositivo.
A Apple vendeu mais de 800 milhões de dispositivos móveis que funcionam com iOS, dos quais mais da metade são iPhone, segundo Tim Cook.
O HomeKit foi apresentado para “dar racionalidade” na gestão de objetos conectados, comentou Craig Federighi, vice-presidente da Apple para sistemas operacionais.
Segundo Federighi, o assistente de voz Siri poderá ser utilizado para apagar as luzes, para verificar se as portas estão fechadas e para baixar a calefação, quando o usuário disser que “se prepara para ir para a cama”.
– Atrair desenvolvedores para vender mais –
A Apple também abriu sua tecnologia de reconhecimento digital, instalada em seu último iPhone, a aplicativos de terceiros, abrindo caminho à sua utilização como sistema de segurança em mais programas.
Também lançou uma nova linguagem de programação, chamada Swift e concebida para permitir programas mais rápidos, modernos, seguros e mais interativos.
Os anúncios não entusiasmaram Wall Street: as ações da Apple fecharam nesta segunda-feira em baixa de 0,69%, a 628,65 dólares.
A conferência WWDC é realizada sobretudo com o objetivo de manter a fidelidade dos desenvolvedores de aplicativos e serviços. A Apple compete com o Google e com a Microsoft para conquistá-los, porque os produtos estruturados por eles são um elemento essencial de êxito dos smartphones e tablets que utilizam seus respectivos sistemas operacionais: iOS, Android ou Windows.
A Apple sempre preferiu organizar um evento à parte para apresentar seus novos produtos importantes, e a maioria dos analistas não esperava nada realmente revolucionário.
“Devemos pensar nisso (na conferência) como seu evento para mudar as coisas existentes -com novos softwares-, mas nenhum dispositivo importante”, afirmou Frank Gillett, especialista da Gartner.
A apresentação inaugural incluiu uma menção à recente compra da Beats por 3 bilhões de dólares, a maior aquisição na história do grupo. O rapper Dr. Dre é um dos cofundadores dessa marca de fones muito usadas por atletas e artistas.
Essa aquisição da Apple gerou ceticismo entre alguns observadores.
No entanto, o grupo comprou paralelamente um serviço de música online (streaming) por assinatura, e contratou os dois cofundadores, Dr. Dre e Jimmy Iovine, que podem reforçar suas capacidades de inovação.
Fonte: Ig
No Comments, Be The First!