O lucro líquido da operadora espanhola Telefónica caiu 13% no terceiro trimestre, em relação a igual período do ano passado. O resultado fechou em 947 milhões de euros, pressionado especialmente pelas operações domésticas e pelo comportamento dos negócios na América Latina, excluindo o Brasil.
O balanço divulgado nesta quarta-feira mostra que a receita líquida do grupo recuou 7,4% sobre as mesmas bases de comparação e atingiu 13,02 bilhões de euros. A base de clientes em telefonia fixa caiu 5,3%, no total, enquanto os acessos a dados e internet ficaram 4,9% menores.
No segmento móvel, contudo, a quantidade de clientes com celulares pré-pagos teve queda de 2,8%, enquanto os pós-pagos cresceram 2,1%. Essa mudança de perfil, para consumidores com contratos fixos, é mais rentável para as operadoras de telefonia.
O faturamento na Espanha, que ainda é o maior mercado para a Telefónica, recuou 6,6% no trimestre, para 2,99 bilhões de euros. Por outro lado, na Europa, o Reino Unido contribuiu mais com o desempenho: a receita chegou a 1,81 bilhão, alta de 5,1%.
Dentre os mercados da América Latina, a performance também foi divergente. Isso porque nos países cujo idioma é o espanhol, a receita teve forte queda de 9%, para 3,84 bilhões de euros. A culpa por essa baixa foi atribuída tanto ao câmbio desfavorável como ao aperto regulatório na região. Sem esses efeitos, haveria crescimento de 14,1%, disse a espanhola.
Enquanto isso, o faturamento no Brasil subiu 1,8%, para 2,9 bilhões de euros. O país, que representava 20,2% do total do grupo entre julho e setembro de 2013, passou a responder por 22,2% da receita no terceiro trimestre deste ano. Por aqui, a Telefónica controla a operadora Vivo, que já apresentou balanço na terça-feira.
A companhia espanhola revelou também que reduziu seus custos em 4,8%, para 9,06 bilhões de euros ? ritmo inferior ao da queda na receita. A empresa ainda teve de pagar imposto sobre o lucro 5,4% maior, de 373 milhões de euros, o que também pesou sobre o resultado.
Fonte: Bol
No Comments, Be The First!