A montadora japonesa Toyota obteve lucro líquido atribuível a controladores de 600,03 bilhões de ienes (US$ 5,02 bilhões) no terceiro trimestre fiscal, que acabou em dezembro. O aumento, frente aos mesmos meses do exercício anterior, foi de 14,2%.
O crescimento da receita líquida, por sua vez, foi de 8,9%, para 7,17 trilhões de ienes. O desempenho inclui também o faturamento com intermediação da financeira da fabricante de veículos.
Durante o trimestre, a companhia produziu 2,2 milhões de veículos, ou 1,7% a menos do que no mesmo período um ano antes. O corte de produtividade foi observado no Japão, onde a queda foi de 3,7%, para 994 mil automóveis. Fora do mercado natal, o patamar ficou estável, em 1,2 milhão de unidades.
Em termos de vendas, a demanda por carros da japonesa piorou especialmente em mercados emergentes. A queda nas entregas à Ásia foi de 11,4%, para 374 mil unidades, enquanto nas Américas Central e do Sul foi registrado recuo de 5,4%, para 106 mil automóveis.
A Toyota também ganhou rentabilidade entre outubro e dezembro – a soma de custos e despesas subiu 7,1%, em ritmo menor do que o faturamento, e terminou em 6,4 trilhões de ienes.
Fonte: Uol
No Comments, Be The First!